Roteiro Magnifico
Pontos de Interesse
    1 - Jardim do Rossio
    2 - Ria de Aveiro
    3 - Marinha Grã Caravela
    4 - Bairro da Beira Mar
    5 - Ponte de Carcavelos
    6 - Igreja Nossa Senhora da Apresentação
    7 - Confeção Artesanal de Ovos Moles
    8 - Capela de S. Gonçalinho
    9 - Casa Major Pessoa
    10 - Museu da República e Região de Turismo do Centro
    11 - Canal Central da Ria de Aveiro
    12 - Teatro Aveirense
    13 - Paços do Concelho
    14 - Igreja da Misericórdia
    15 - Palácio da Justiça
    16 - Governo Civil de Aveiro
    17 - Igreja das Carmelitas
    18 - Antigo Hospital
    19 - Universidade de Aveiro
    20 - Seminário Santa Joana
    21 - Universidade de Aveiro: Reitoria
    22 - Depósito de Água
    23 - Biblioteca e Serviços de Documentação
    24 - Jardim e Parque Infante Dom Pedro
    25 - Museu de Aveiro
    26 - Catedral e Cruzeiro de S. Domingos
    27 - Fábrica Jerónimo Pereira Campos e Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
    28 - Mercado Manuel Firmino
    29 - Antiga Capitania do Porto de Aveiro / Assembleia Municipal
Voltar
Jardim do Rossio
Espaço verde situado junto à ria de Aveiro, ideal para atividades de lazer e descontração. É, por excelência, um jardim de bairro, pequeno e sossegado, com uma atmosfera muito típica, sendo ladeado por edifícios de estilo Arte Nova e pelo Canal Central da ria.
Voltar
Ria de Aveiro
Estende-se pelo interior, paralelamente ao mar, numa distância de 45 quilómetros e com uma largura máxima de 11 quilómetros. A ria é o resultado do recuo do mar, dando origem a cordões litorais que, a partir do século XVI, formaram uma lagoa que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.
Voltar
Marinha Grã Caravela
Trata-se de uma salina tradicional, na qual se podem observar alfaias tradicionais utilizadas no trabalho do sal e a labuta do quotidiano da exploração tradicional do sal.
Voltar
Bairro da Beira Mar
Envolvido pela ria, este bairro de ruas estreitas, casas pequenas e simples é o local onde viviam os pescadores e os marnotos. As fachadas são revestidas por coloridos azulejos.
Voltar
Ponte de Carcavelos
Também conhecida por Ponte dos Namorados, é uma das muitas pontes de bela arquitetura que pode apreciar num passeio de barco Moliceiro na Ria de Aveiro.
Voltar
Igreja Nossa Senhora da Apresentação
Atual Matriz da Vera-Cruz, este edifício foi construído na primeira metade do séc. XVIII. Dois painéis de azulejos com motivos hagiográficos ornamentam a fachada. O santuário está totalmente revestido por magnífica talha dourada.
Voltar
Confeção Artesanal de Ovos Moles
Das muitas empresas que se dedicam à confeção dos Ovos Moles de Aveiro, a casa Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros, a funcionar desde 1882, é a que tem maior tradição e onde se confecionam há mais de 100 anos os mais genuínos e célebres Ovos Moles.
Voltar
Capela de S. Gonçalinho
A capela em honra de S. Gonçalinho foi construída entre 1712 e 1714. Este santo conquistou a fé dos habitantes do bairro piscatório da Beira-Mar, que a ele entregavam a sua sorte quando saiam para o mar. É nesta capela que todos os anos, em Janeiro, decorre a Festa de S. Gonçalinho na qual se atiram cavacas da capela e se fazem outros rituais populares, destacando-se a secreta “dança dos mancos”. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Voltar
Casa Major Pessoa
Foi erguida em 1907, com projeto dos arquitetos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi. Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1997. Foi adquirida pela Câmara Municipal de Aveiro em 2004. Em 2008 foi convertida no Museu Arte Nova.
Voltar
Museu da República e Região de Turismo do Centro
Lado a lado, um edifício de cariz Arte Nova e outro de cariz Neoclássico tardio, edificado em 1919. O edifício do Museu da República tem habitualmente exposições. No edifício do lado direito funciona o posto da Região de Turismo do Centro.
Voltar
Canal Central da Ria de Aveiro
Este canal percorre o centro da parte baixa da cidade, desde o jardim do Rossio até ao antigo edifício da Capitania do Porto de Aveiro.
Voltar
Teatro Aveirense
Contruída em 1881, a principal sala de espectáculos de Aveiro foi remodelada em 1949 e, mais recentemente, em 2003.
Voltar
Paços do Concelho
Erguido no local da anterior Casa da Câmara datada de 1797. Tem a fachada dividida em cinco corpos toscanos, sendo a parte central, de quatro pilastras, dominado pela torre sineira. Um frontão com as armas de Aveiro.
Voltar
Igreja da Misericórdia
Dos finais do séc. XVI e meados do seguinte. Azulejos do séc. XVII, no interior, e do séc. XIX na fachada. Destaque para o banco dos mesários, em talha dourada, estilo D. José.
Voltar
Palácio da Justiça
De arquitectura modernista do séc. XX.
Voltar
Governo Civil de Aveiro
Edificado em 1759. Em 1871 um violento incêndio destruiu parte da sua estrutura.
Voltar
Igreja das Carmelitas
Convento feminino da Ordem das Carmelitas, fundado no séc. XVII, destaca-se pelas pinturas dos séculos XVII e XVIII, pela talha dourada e pelos painéis de azulejo do séc. XVIII.
Voltar
Antigo Hospital
Classificado como Imóvel de Interesse Público, a construção é de autoria de Francisco Silva Rocha (início séc. XX).
Voltar
Universidade de Aveiro
É um estabelecimento de ensino superior público, sediado na cidade de Aveiro. Criada em 1973, a UA logo se transformou numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua investigação, do seu corpo docente e das suas infraestruturas.
Voltar
Seminário Santa Joana
Iniciada a construção em 1941, provavelmente com projeto de Ernesto Korrodi, fica concluída apenas em 1955.
Voltar
Universidade de Aveiro: Reitoria
É no rés-do-chão do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, situado no Campus de Santiago, em Aveiro, que tem lugar o atendimento ao público. Arquitetura: Gonçalo Byrne e Manuel Aires Mateus | 2000.
Voltar
Depósito de Água
Da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira | 1991. O depósito de água da Universidade de Aveiro tem uma altura de cerca de 30 metros.
Voltar
Biblioteca e Serviços de Documentação
Da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira | 1995. Numa intervenção na UA, Siza Vieira afirma que a ideia conceptual da Biblioteca se baseia na geometria das salinas.
Voltar
Jardim e Parque Infante Dom Pedro
Grande espaço, densamente arborizado, com um lago, um coreto de ferro, diversos painéis cerâmicos e um edifício da autoria do Arquitecto Raul Lino.
Voltar
Museu de Aveiro
Importante museu de arte sacra, situado no antigo Convento de Jesus, é notável pela talha dourada da Capela de Jesus e pelo túmulo barroco da Princesa Santa Joana.
Voltar
Catedral e Cruzeiro de S. Domingos
Antigo convento dominicano masculino. Data do início do séc. XV. Merece destaque o cruzeiro gótico-manuelino.
Voltar
Fábrica Jerónimo Pereira Campos e Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Valiosíssimo exemplar de arqueologia industrial, construído entre 1915 e 1917. Entre 1990 a 1995 decorreram as obras de adaptação às atuais funções
Voltar
Estação de Caminhos de Ferro
Edifício dos finais do séc. XIX que sofreria uma intervenção nos inícios do séc. XX que lhe confere o aspeto de casa portuguesa. Revestido por um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916).
Voltar
Capela Senhor das Barrocas
Capela do Senhor das Barrocas - Imóvel de Interesse Público desde 1945, a capela foi edificada em 1722. Em 2001 iniciaram-se as obras de conservação.
Voltar
Quartel de GNR
Edifício construído em 1885, segundo projecto de Araújo e Silva, no lugar do Antigo Convento da Madre de Deus de Sá.
Voltar
Mercado Manuel Firmino
Edificação de linhas modernas. Remodelado entre 2003 e 2004.
Voltar
Antiga Capitania do Porto de Aveiro / Assembleia Municipal
Construído sobre o antigo moinho da maré, o edifício viria a ter diversas funções. Na década de 90 passa para a autarquia. Imóvel de Interesse Público desde 1997. Foi requalificado entre 2001 e 2003.
Voltar
Rotunda Rodoviária das Pirâmides
O Monumento que pretende personificar as figuras do Marnoto e da Salineira atinge uma altura de 21,60 m por 23,20m de comprimento. Toda a sua estrutura em aço inox assenta numa base de betão. Divide-se esta última em vários lagos comunicáveis entre si, representando as salinas.
Voltar
Fonte das Cinco Bicas
O Chafariz do Espírito Santo (que todos os aveirenses conhecem como Fonte das Cinco Bicas) foi inaugurado em 1880, construída em pedra de Ançã, que possui, no topo, uma águia, símbolo da cidade.
Voltar